.

.

About

A COMOV - Comunidade em Movimento da Grande Fortaleza

Posted by Nóis de Teatro On 14:07 No comments



SÍNTESE DA PRESENÇA DA COMUNIDADE EM MOVIMENTO
NO CONTEXTO DA COMUNIDADE / CIDADE

 

Vínculo forte com a educação


A Comunidade em Movimento da Grande Fortaleza – COMOV, fundada em 05 de Outubro de 1995, foi originada do “Projeto Educação em Movimento” que interferiu de maneira direta nas mudanças e democratização das escolas públicas do Bairro Serrinha, em Fortaleza, inicialmente, com repercussão em diversos bairros adjacentes. Campanhas por eleições diretas para dirigentes escolares, democratização do espaço das escolas e da gestão escolar marcaram o seu nascedouro. Foi a partir de proposta da COMOV que a comunidade organizada adquiriu o direito de ter acento nos Conselhos Escolares, elegendo diretamente seus representantes.

 

A grande missão


O vínculo forte com a questão da educação pública de qualidade levou a COMOV a desenvolver muitas ações no campo da educação popular, com a firme convicção de que “a grande missão que temos pela frente é mobilizar para o conhecimento”.  Muitas ações concretas que hoje formam a memória da entidade são o resultado da mobilização social permanente, partindo do princípio de que as pessoas não se organizam a partir do discurso, mas sim, a partir da práxis, que faz a teoria evoluir para a ação concreta. E ações não faltaram para o desenvolvimento de uma linha de atuação da COMOV, sejam nas questões educacionais - sua vocação primeira -, como na identificação de outros temas que enraizaram sua ação ao longo dos anos, sedimentando seu papel junto às comunidades..

O forte componente da parceria


Em todas as ações, o forte componente da parceria, seja com entidades locais, seja com organizações e/ou instituições gerais. Em diversas ações e lutas, a marca do PNUD, Banco do Nordeste, UECE, UFC, Secretarias do Governo do Estado, INFRAERO, CEARAH Periferia, Instituto Banco Palmas, CARITAS, CDVHS, entre outras.

Economia Solidária e Comércio Justo

No Bairro Serrinha, as questões educacionais, ambientais, urbanas e a economia popular e solidária fazem o mote da ação da COMOV no Conjunto Tupã Mirim, Itaperi, a realização de diversas ações de capacitação voltadas para o empreendedorismo local que fomentaram a realização de seis grandes feiras de economia solidária, em parceria com e Prefeitura de Fortaleza, Banco do Nordeste e diversas outras organizações, no marcos do Programa BNB/PNUD, no Jardim das Oliveiras e Tancredo Neves, a realização de diversas ações de mobilização e capacitação, o trabalho que se volta para a terceira idade, através do projeto Vivendo Melhor na Melhor Idade; Em Fortaleza, Maracanaú e Caucaia a presença da Comunidade em Movimento compõe uma síntese de muitas lutas e referências históricas, no tocante ao empreendedorismo social e econômico solidário, que culminaram com o desenvolvimento do Projeto Feira Solidária em Movimento, uma parceria com a Prefeitura de Fortaleza e com o Banco do Nordeste.
O foco da economia solidária tem pontuado sistematicamente as ações da COMOV. Assim é que, ao longo do tempo, a entidade desenvolve a dinâmica da capacitação das organizações locais para a apreensão dos valores que norteiam esta nova maneira de lidar com a economia. Em parceria com diversas organizações muitas ações de capacitação foram realizadas e difundidas. A Temática do Desenvolvimento Local integrado e sustentável sempre pautou os objetivos da organização. Por esta razão e pela sua capacidade de mobilização, o Programa de Desenvolvimento Econômico Local - Banco do Nordeste/PNUD – foi desenvolvido nos bairros do entorno do Aeroporto Internacional Pinto Martins, tendo como principal articulador da região a Comunidade em Movimento - COMOV. A temática e o debate em torno do Comércio Justo e Solidário tem sido geradora de uma nova dinâmica abraçada pela entidade: a formação de grupos de produção, como alternativa e enfrentamento da conjuntura do desemprego estrutural. Desta forma, a entidade está fomentando a criação de grupos de produção nas comunidades onde atua, para o desenvolvimento de oportunidades de trabalho e renda, valorizando as pessoas que estão fora do mercado formal e otimizando sua capacidade produtiva, na área da cultura, do artesanato, da confecção e da alimentação.

Cultura que se faz ação de mobilização social e participação popular

O núcleo Cultural da COMOV acolhe muitos grupos que desenvolvem as linguagens artísticas e culturais: o grupo Divinarte que trabalha com dança moderna; o grupo Pintou Melodia na Poesia que trabalha com a linguagem cenopoética; o Grupo Ressonância Musical que trabalha com a música direcionada as demandas sociais; o grupo Nóis de Teatro que trabalha com arte cênica e o grupo Flor de Cactus que trabalha com a música regional, entre outros.
  

EXPERIÊNCIA EM TRABALHOS REALIZADOS:

- Feira da Economia Solidária (Granja Lisboa e Serrinha - 05 anos)
- Projeto OMNIA PRODUTORA (Cred jovem – 2006)
- Projeto É A META (Cred Jovem – 2006)
- Espaço de Cultura e Saúde na UECE (Parceria com ANEPS – 2006)




0 comentários:

Postar um comentário