.

.

About

DAS BORDAS PARA O CENTRO Nóis de Teatro apresenta “A Granja” em Recife e Olinda

Posted by Nóis de Teatro On 17:15 No comments


O Nóis de Teatro é um Grupo de Teatro de Rua que existe há 08 anos, pesquisando e montando espetáculos em Fortaleza, tendo provado que é possível desenvolver um trabalho artístico-cultural de qualidade na periferia com base no estudo sobre as manifestações populares tradicionais e contemporâneas, urbanas e rurais.

Dentro do seu processo formativo, o Grupo tem pesquisado as relações existentes entre cultura e periferia, tendo nos últimos anos trabalhado a estética popular com base no referencial urbano das favelas. Nesse processo, com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza (SECULT-FOR), o grupo montou o espetáculo “A Granja”, num processo de pesquisa e investigação sobre o bairro da Granja Portugal, onde o Nóis estabelece sua sede. Nessa outra etapa, conquistou junto à FUNARTE, o Premio Artes Cênicas na Rua 2009, do qual tem proporcionado aos 13 participantes do grupo, a apresentação do seu espetáculo “A Granja” em comunidades das periferias de Fortaleza, debatendo com a plateia as questões levantadas na cena, através de Técnicas do Teatro Fórum, idealizada pelo Teatro do Oprimido, o qual o grupo também tem pesquisado.

Com direção de Altemar di Monteiro, “A Granja” vem falar sobre inquietações e opressões de moradores de bairros de baixa renda. O cotidiano, as brigas, os problemas, os risos, as brincadeiras, o ser feliz, o ser triste, a vida, a morte, o corrupto, o revolucionário, a velha, o jovem e as diversas formas que compõem essa cultura urbana, a qual chamamos de favela. Desde a ocupação, num processo de evolução, o espetáculo mostra política e socialmente a formação do espaço urbano de baixa renda, revelando o processo de solidificação (a)cultural dessa classe. Com poesia, brincadeira e um pouco do clichê (porque não?), o espetáculo revela um pensamento novo, tão difícil de encontrar na atual sociedade: o ato de pensar.

Nessa semana, o grupo apresenta o espetáculo em comunidades da periferia de Olinda e Recife, fazendo um intercâmbio artístico com o grupo Vem Ca, vem Ve (Recife), que esta celebrando os seus 30 anos de atividades, com o Grupo Poesis, também de Recife, além do Projeto Peixearte, de Olinda, entre os dias 21 e 24 de abril de 2010.

No dia 23, sexta-feira, em Olinda, o grupo estará se apresentando na noite cultural do Bairro de Peixinhos, em Olinda. Além do Nóis, a programação conta com apresentações de percussão e dança do grupo Comunidade Assumindo sua Criança e da Banda Raizes, à partir das 18h, na Avenida Nacional.

Já no dia 24, em Recife, na Escola Pernambucana de Circo, que fica na Vila do Buriti, o grupo irá ministrar a oficina “Trabalho de ator no espaço aberto”, aberta à comunidade, á partir das 9h30. Às 14h, haverá também oficina ministrada pelo Grupo Vem Ca Vem Ve, como uma das atividades da programação do seu aniversário de 30 anos, que segue a noite com a participa-ção do Nóis de Teatro com espetáculo “A Granja”, Vem Ca Vem Ve com “O boi doidão”, além dos Grupos Arteiros (Olinda) e Coco Bangá.

A idéia é fazer um dia de interações estéticas, realizando o intercâmbio artístico, estético e político entre Vem Ca Vem Ve e Nóis de Teatro. Toda a programação será aberta para a comunidade e demais interessados, levando para o cenário artístico de Recife e Olinda, o resultado cênico da produção teatral da periferia de Fortaleza, descentralizando os espaços de difusão teatral, “das bordas para o centro”, da periferia para o todo.



Serviço
“A Granja”
Nóis de Teatro (Fortaleza)
Direção: Altemar di Monteiro
Dia 23 de abril, às 20h – Comunidade Peixinhos, em Olinda (Av. Nacional – Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças)
Dia 24 de abril, às 19h – Escola Pernambucana de Circo (Vila do Buriti – Rua Jose Américo de Almeida)
Maiores informações: (85) 8720.1135 - http://noisdeteatro.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário