.

.

About

Hoje, 31 de julho, Pre-Estreia “Sertão.doc”

Posted by Nóis de Teatro On 08:41 No comments



O espetáculo “Sertão.doc” parte do Projeto Reis do Sertão, num processo de estudo e pesquisa sobre manifestações culturais camponesas no Ceará e sobre a hodierna questão que envolve as lutas campesinas contra o latifúndio e o agronegócio, emergentes na sociedade atual, utilizando as técnicas contemporâneas do teatro de rua num diálogo com a cultura popular tradicional, de forma a não reproduzi-la, mas ressignificá-la. O espetáculo visa, acima de tudo, trazer à tona a questão social da luta pela terra na construção da reforma agrária no Ceará, revelando o pensamento contemporâneo e urbano acerca do assunto em questão.

O espetáculo surge como uma culminância de vivências e experiências que os integrantes do Nóis de Teatro têm tido com a questão da reforma agrária, visitando assentamentos e grupos culturais do estado, com o apoio do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária, do INCRA-CE.

Estudar o universo da cultura popular cearense sempre foi um grande interesse do Nóis de Teatro. Através do Projeto Reis do Sertão, pudemos investir no estudo sobre o reisado de caretas e de congo como brinquedo popular. Foram visitados três reisados de caretas (Ipueira da Vaca – Canindé; Poço da Onça – Miraíma e 23 de Maio – Madalena) e um de congo (Olho Dágua – Varzea Alegre), todos em assentamentos de reforma agrária, o que nos fez perceber a brincadeira em sua principal origem: o universo rural.

Muito refletimos e estudamos sobre a manifestação para decidir que elemento dela gostaríamos de utilizar para a encenação do espetáculo, e através do estudo do teatro ritualístico, assumimos a proposta de transportar o caráter sagrado e profano, sublime e grotesco da brincadeira, para a configuração de um espaço mágico de apresentação de cenas. Nesse jogo com a cultura popular, buscamos, ao máximo, ressignificá-la, transculturalizá-la, trazendo-a para o universo urbano. Estudos de corpo, voz, concepção de personagens e não-personagens, tudo partiu da oscilação entre o sagrado e o profano, o grotesco e o sublime, do ritual como mote para representação do real.

Nesse processo, nos aproximamos ainda, em estudo de mesa e prático, do campo da performance e do teatro épico, como estratégia para conceber esse olhar contemporâneo sobre o teatro de rua.

FICHA TÉCNICA

Texto e Músicas – Criação Coletiva
Direção Geral – Murillo Ramos
Elenco – Altemar di Monteiro, Jonas de Jesus, Bruno Sousa e Kelly Enne Saldanha
Sonoplastia – Jefferson Saldanha e André Lobo
Arranjos Musicais - Jonas de Jesus, Bruno Sousa e André Lobo
Assessoria de Pesquisa – Orlângelo Leal e Silma Magalhaes
Assessoria Musical – Orlângelo Leal
Preparação Vocal – Ângela Moura
Figurinos – Valne Lima e Altemar di Monteiro
Confecção de Figurinos – Joélia Braga
Acessórios e Adereços ¬ - Valne Lima
Cenografia – Altemar di Monteiro
Fotografia – Duda Lemos
Vídeos – Altemar di Monteiro
Imagem Vídeo de Abertura – Senhora do Assentamento Poço da Onça
Imagem Vídeo Final – Mestre Guilhermino (Assentamento Ipueira da Vaca)
Tesouraria – Kelly Enne Saldanha e Aquiles Santos
Projeto Gráfico – Altemar di Monteiro
Equipe de Apoio – Valne Lima, Henrique Gonzaga, Edna Freire, Amanda Freire e Naiana Santos
Assessoria Pedagógica – Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária – INCRA-CE
Produção – Altemar di Monteiro
Realização – COMOV e Nóis de Teatro

0 comentários:

Postar um comentário