.

.

About

NÓIS DE TEATRO RUMO AO RIO DE JANEIRO

Posted by Nóis de Teatro On 09:09 No comments


O Grupo Nóis de Teatro parte hoje a noite (22) rumo ao Rio de Janeiro, junto com o Grupo Pavilhão da Magnólia para realizar um intercâmbio artístico junto ao Grupo Tá na Rua e o Centro do Teatro do Oprimido.
Através das andanças do Nóis de Teatro e do Pavilhão da Magnólia pelos mais diversos encontros e festivais, os integrantes dos grupos têm percebido um forte interesse pelas idéias defendidas pelo Grupo Tá na Rua, do Rio de Janeiro – RJ. O Nóis e o Pavilhão já tiveram a oportunidade de assistir algumas palestras e participar de oficinas com Amir Haddad, e recentemente, em abril de 2010, ambos os grupos participaram da oficina Trabalho de Ator no Espaço Aberto, com Licko Turle, o que instigou o interesse de conhecer mais de perto essa experiência. Estudamos em conjunto o livro “Tá na Rua: Teatro sem Arquitetura, Dramaturgia sem Literatura, Ator sem Papel” e através das vivências, sentimos ainda a necessidade de um intercâmbio mais aprofundado com esse grupo carioca.
  Para abrir as atividades formativas do intercâmbio Nóis de Teatro e Pavilhão da Magnólia, financiado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza, os grupos estão visitar a sede do Grupo Ta na Rua, no Rio de Janeiro – RJ, e realizar uma série de vivências. Esse será um momento ímpar no projeto, onde Nóis e Pavilhão (http://noispavilhao.blogspot.com/) poderão conhecer de perto e discutir as ações do Tá na Rua.
  Outra ação importante é a visita ao CTO. O Centro de Teatro do Oprimido, surgido em 1986, é um centro de pesquisa e difusão, que desenvolve metodologia específica do Teatro do Oprimido em laboratórios e seminários, ambos de caráter permanente, para revisão, experimentação, análise e sistematização de exercícios, jogos e técnicas teatrais. Nos laboratórios e seminários são elaborados e produzidos projetos sócio-culturais, espetáculos teatrais e produtos artísticos, tendo como alicerce a Estética do Oprimido. Através do apoio do V Edital de Incentivo às Artes, na categoria Manutenção de Grupos e Cias, o Nóis pretende também realizar uma visita a sede do CTO, onde poderemos realizar oficinas e conhecer mais de perto a estética do oprimido.

Maiores informações: (85) 8720.1135
Apoio: Secretaria de Cultura de Fortaleza |PMF; Secretaria de Cultura do Estado – SECULT-CE.

0 comentários:

Postar um comentário