.

.

About

NÓIS DE TEATRO SEGUE PARA CIRCULAÇÃO NA BAHIA

Posted by Nóis de Teatro On 11:20 No comments

Grupo de Teatro de Rua Cearense realiza circulação
em assentamentos rurais do Nordeste.



Um dossiê cênico, repleto de documentos e discursos encenados. Amparado por uma estética brechniana, 06 atores performers compõem o espetáculo “Sertão.doc”, do grupo cearense Nóis de Teatro que está em fase de circulação pelo Nordeste brasileiro com o patrocínio do Programa BNB de Cultura 2011 – Parceria BNDES.


O espetáculo, vencedor do Prêmio Funarte Myriam Muniz 2009, surge de um intenso processo de pesquisa sobre as manifestações culturais camponesas no Ceará, investigando também a hodierna questão que envolve as lutas campesinas contra o latifúndio e o agronegócio. Fazendo um paralelo entre o teatro de rua contemporâneo e a cultura popular tradicional, de forma a não reproduzi-la, mas ressignificá-la, o espetáculo visa, acima de tudo, trazer à tona a questão social da luta pela terra na construção da reforma agrária brasileira, revelando o pensamento urbano acerca do assunto em questão. Com direção geral de Murillo Ramos, “Sertão.doc” celebra a culminância de vivências e experiências que os atores-pesquisadores do Nóis de Teatro têm tido com a questão da reforma agrária, visitando assentamentos e grupos culturais do Nordeste, com a assessoria do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária (INCRA-CE). Nessa etapa de circulação o grupo conta ainda com o apoio do GT Nacional de Arte e Cultura na Reforma Agrária.

O Nóis de Teatro existe há 09 anos, atuando nas praças, ruas, vielas e periferias de Fortaleza. Com notoriedade no seu trabalho local, o grupo tem ampliado as suas atividades realizando atualmente um circuito nacional, tendo participado com “Sertão.doc” de eventos importantes como a XII Mostra Sesc Cariri de Cultura, o III Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre, dentre outros.

Nos últimos dois anos de atividades, o foco de trabalho do grupo tem sido a pesquisa acerca da questão sertaneja e da Terra, a partir da parceria efetiva com o Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária (PACRA). Essa parceria tem debatido com os assentamentos visitados a poética, estética e técnica utilizada pelos grupos, discutindo também o conceito de campo no Ceará e a realidade cultural da comunidade visitada. Atualmente, essa ação tem o patrocínio do Banco do Nordeste, através do projeto SERTÃO EM DOCUMENTO – Dossiê urbano em Construção, que surge por uma demanda vinda das próprias comunidades assentadas, que tem solicitado ao Nóis de Teatro a visita com o espetáculo, tendo em vista a boa repercussão nos assentamentos visitados e nas temporadas em Fortaleza. Atualmente, o grupo tem visitado assentamentos de reforma agrária do Nordeste brasileiro discutindo com as comunidades visitadas a temática do espetáculo num processo de construção do dossiê cênico do grupo, trata-se de dar continuidade a pesquisa, tratando o espetáculo como uma obra aberta, sempre em processo de construção. O grupo já passou por mais de dez assentamentos, entre os estados do Ceará, Maranhão e, agora, Bahia.

No inicio de setembro, o grupo esteve no Maranhão, e em outubro, entre os dias 06 e 08, o grupo estará no estado da Bahia, onde o mesmo participará da VII Mostra SESC de Artes – Aldeia Pelourinho 2011. Na mostra, o espetáculo estará no Largo do Cruzeiro de São Francisco, no Pelourinho, nos dias 06 e 07, quinta e sexta-feira, às 18h. E na quinta-feira, dia 07, às 15h, Altemar di Monteiro, diretor do grupo, junto com Silma Magalhães, coordenadora do PACRA, estarão realizando a Palestra “Arte, Cultura, Campo e Cidade- Olhares e Perspectivas”, contextualizando as transformações ocorridas em assentamentos de reforma agrária no Ceará a partir das ações culturais que vêm sendo desenvolvidas nessa parceria. No sábado, dia 08, o grupo segue para o Assentamento Eldorado, no município de Santo Amaro, onde apresentará o espetáculo e realizará intercâmbio cultural junto ao grupo de Samba de Roda da comunidade.

Maiores informações sobre o Coletivo Nóis de Teatro podem ser visualizadas no blog noisdeteatro.blogspot.com.


SERVIÇO

Sertão.doc
Nóis de Teatro – Fortaleza (CE)
Dias 06 e 07 de outubro, às 18h - Largo do Cruzeiro de São Francisco | Salvador – Ba
Dia 08 de outubro, às 19h – Assentamento Eldorado | Santo Amaro – BA
Duração: 60 minutos
Classificação Etária: Livre | Gratuito

Palestra “Arte, Cultura, Campo e Cidade- Olhares e Perspectivas”
Dia 06 de outubro, às 15h – Auditório da Casa do Benin
Gratuito


Para ver a programação completa da VII Mostra SESC de Artes clique aqui

Para conhecer o Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária clique aqui

0 comentários:

Postar um comentário