.

.

About

Lançamento do livro e documentário de 10 anos do Nóis de Teatro

Posted by Nóis de Teatro On 15:22 No comments

O grupo Nóis de Teatro, coletivo de artistas da periferia de Fortaleza, completa, em 2012, 10 anos de atividades. Para comemorar essa data, com o apoio da FUNARTE e do Premio Myriam Muniz 2011, o Nóis de Teatro lança o Kit Celebrativo- Nóis de Teatro 10 anos, que conta com o livro- A Arte que vem das margens: 10 anos de Nóis de Teatro e o documentário- Um pouco sobre Nóis.

O livro e o documentário contam a história do grupo criado em 2002 com união de adolescentes do bairro da Granja Portugal, periferia de Fortaleza, empenhados em montar um espetáculo para animar a festa da padroeira da sua comunidade e que, dez anos depois, tornou-se referência nacional de arte e cultura de resistência na periferia de Fortaleza, destacando-se pelo mérito artístico, criativo, social e de intervenção no espaço onde atua. Nos 10 anos do Nóis de Teatro foram 12 espetáculos montados, com mais de 500 apresentações em 38 cidades de 12 estados brasileiros. Para além de todas essas apresentações, o Nóis de Teatro desenvolve um forte trabalho na área do grande Bom Jardim, com oficinas de teatro, confecção de instrumentos, elaboração de projetos e percussão, referendando uma ação comunitária a partir das experiências adquiridas ao longo desses anos.

Durante o ano de 2012, foram varias ações comemorativas, tais como a realização de três mostras repertórios no Centro Cultural Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no Teatro José de Alencar, além de intercâmbio com grupos e circulação de espetáculos em São Paulo-SP, culminando com o lançamento do documentário, produzido pela BENTV.Para o ano de 2013, o grupo, também com o apoio da FUNARTE e do Premio Myriam Muniz 2012, realizará a circulação do seu repertório atual (“A Granja”, “Sertão.doc”, “O que mata é o costume” e “O jardim das flores de plástico”) em seis estados brasileiros, difundindo a experiência de ação dos 10 anos de teatro na periferia, além de divulgar o teatro de rua cearense.

O Nóis de Teatro sempre atuou na periferia, engajado em movimentos que fortaleçam a produção cultural da periferia de Fortaleza, tendo realizado o I e II Encontro da Periferia e do Campo, onde reuniu mais de 20 grupos da periferia e do interior do estado, para discutir formas de fomentar a produção cultura nessas duas margens da sociedade. Toda essa história, embalada por muito teatro e intervenções na rua, poderá ser conferida no lançamento do livro- A Arte que vem das margens: 10 anos de Nóis de Teatro e do documentário- Um pouco sobre Nóis, que vai acontecer neste sábado (15), na sede do Nóis de Teatro, na Rua Barra Vermelha, 381, Granja Portugal , às 19hs.


Serviço
Data: 15.12.2012
Horário: 19h30
Local: Sede do Grupo Nóis de Teatro
Endereço: Rua Barra Vermelha, 381- Granja Portugal
OBS: O Kit será distribuído gratuitamente para grupos de teatro e entidades de cultura.
Mais informações: (85) 8567.4553/ 86785661

0 comentários:

Postar um comentário