.

.

About

NÓIS DE TEATRO E COMUNIDADE COLHENDO OS FRUTOS DO JARDIM DE GENTE NA PERIFERIA

Posted by Nóis de Teatro On 11:35 No comments




Nesta sexta-feira (13), as 19hs o Nóis de Teatro mostra, no Teatro Marcus Miranda (CCJ), o resultado da oficina de Prática de atuação para crianças, ministra na sede do grupo, com a parceira do projeto Jardim de Gente, que é promovido pelo Governo do Estado do Ceará, por meio IACC (Instituto de Arte e Cultura do Ceará), e do Centro Cultural Bom Jardim. Como conclusão da oficina que beneficiou cerca de 20 crianças do bairro da Granja Portugal, foi montado o espetáculo com a adaptação de “O santo e a porca”, texto de Ariano Suassuna, com a direção das atrizes do Nóis de Teatro, Kelly Enne Saldanha e Edna Freire.
A comédia O Santo e a Porca de Ariano Suassuna, mostra a simplicidade do trabalho, que permeia toda ação dramática. O cenário recria um ambiente do interior nordestino. A cultura nordestina é amplamente valorizada através de personagens que trazem consigo a marca de um povo sofrido, porém alegre. Ligado ao espetáculo teatral popular brasileiro, O Santo e a Porca é profundamente cômico, festivo, mágico e malicioso. A encenação busca instaurar um ambiente de encantamento, onde os contrastes entre a riqueza e a pobreza saltam aos olhos.
Olhando pra trás, lembramos de tudo que vivemos: de como cada um já sabe orientar o alongamento, dos jogos de pega-pega na quadra para o aquecimento, das risadas a cada vez que a professora chamava atenção da criançada, das técnicas básicas de teatro, sempre repassada através de jogos e brincadeiras. Tudo vai ficar.
Víamos nas crianças uma necessidade por arte, e isso víamos todos os dias na empolgação e dedicação que elas davam para o curso. Muitas vezes reclamando que queriam que as aulas fossem todos os dias. E assim foram cinco meses.
O mais importante de tudo foi ver que durante esse tempo, pudemos mudar a rotina dessas crianças, ver nelas um jardim muitas vezes escondido, mal cuidado, esquecido. Em vez de ficar em casa ensaiando coreografias de funk, estavam na nossa sede vendo arte, encenando, ensaiando, aprendendo a conviver em grupo. Tiveram a oportunidade de aprender a tocar algum instrumento, a dançar musicas populares do nordeste e a atuar. Foi pouco tempo para termos grandes evoluções técnicas, mas a mudança social e pessoal foi a mais significativa.
Como resultado da oficina, a apresentação de “O santo e a porca” de Ariano Suassuna é muito esperada. Ano que vem tem mais. Esse é o caminho. Vamos sonhar e sonhar acordados para realizar. Cuidar desse jardim, fazer florescer e depois...
Serviço:
Espetáculo: O Santo e a Porca
Direção: Kelly Enne Saldanha e Edna Freire
Local: Culminância Jardim de Gente – Centro Cultural Bom Jardim
Horário: 19hs
Realização: Nóis de Teatro e Jardim de Gente

0 comentários:

Postar um comentário