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MÚSICA CÊNICA NA SEDE DO NÓIS DE TEATRO

Posted by Nóis de Teatro On 08:43 2 comments



Prof.: Bruno Sodré


As atividades da oficina de música-cênica foram iniciadas no dia 08 de fevereiro com o primeiro módulo de iniciação I com o conteúdo de ritmo e pulsação vivencia que envolve o corpo e pulsação musical, seja ela externa produzida a partir do som de uma batida ou interna que surge com o pulsar continuo do corpo, criando uma percepção involuntária do histórico corporal de cada um, deixamos de lado ou não confiamos no nesse registro histórico que nosso corpo traz, por exemplo, um participante que com seus 16 anos de idade têm em seu corpo 16 anos de história de corpo/movimentos, mas como acessa-los e mais, registrar conscientemente esse registro histórico corporal?
Trago aqui um depoimento de um participante: O corpo armazena informações que nos dias de hoje é tão natural e cotidiano que não parece algo a se dar importância. Com esta fala que traz ao consciente o que tava esquecido e que no exato momento em que damos importância a um simples movimento ele vira cena e é justamente essa importância que teremos durante a oficina, um resignificado da ações/reações do cotidiano que passa desapercebido, ao ouvir uma música e começar a dançar sem a noção de eixo,ritmo,danças coreografadas ou em um formato de estilo musical o corpo do participante traz esse registro corporal e foi o que aconteceu no primeiro dia, ativar o registro histórico de cada corpo inconscientemente.
Na semana seguinte o encontro foi para tornar os movimentos inconscientes em conscientes, dentro de um tempo musical, o tempo binário onde o corpo encontraria essa batida e encontraria a pulsação certa do corpo, o que falei a cima sobre acessar esse registro histórico encaixa perfeitamente nesse exercício, mesmo com músicas extremamente difíceis de encontrar um tempo binário os participantes entravam e saiam dessa pulsação, sei que muitos irão discordar mais é possível desligar o corpo do pensamento. Dividir o corpo do cérebro, duas partes com informações diferentes, talvez o inconsciente seja a resposta, porém trago mais uma vez uma prioridade ao nosso corpo, quando tencionamos o corpo junto a cabeça, os olhos, todos os músculos tudo entra em um campo de exaustão já acostumado no dia-a-dia, mas quando acionamos/tencionamos apenas o corpo e deixamos a parte do pescoço pra cima livres de tensões o campo de sensação é diferente o corpo foi ativado e a cabeça dividida dessa sensação criando uma tensão corporal diferente, ações do dia-a-dia serão sempre ativadas neste primeiro modulo , um simples bater de martelo pode ser transformada em cena com a reprodução repetitivas e as várias possibilidades da mesma cena mas com formas e intenções diferentes e junto a essas informações o som ou um ritmo que dará uma importância maior a cena.

2 comentários:

Quem não foi no módulo um, pode ir nos outros?

Entre em contato com Bruno Sodré: 8720.8545

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