Prof.:
Bruno Sodré
As atividades da oficina de música-cênica foram
iniciadas no dia 08 de fevereiro com o primeiro módulo de iniciação I com o
conteúdo de ritmo e pulsação vivencia que envolve o corpo e pulsação musical,
seja ela externa produzida a partir do som de uma batida ou interna que surge
com o pulsar continuo do corpo, criando uma percepção involuntária do histórico
corporal de cada um, deixamos de lado ou não confiamos no nesse registro
histórico que nosso corpo traz, por exemplo, um participante que com seus 16
anos de idade têm em seu corpo 16 anos de história de corpo/movimentos, mas
como acessa-los e mais, registrar conscientemente esse registro histórico
corporal?
Trago aqui um depoimento de um participante: O
corpo armazena informações que nos dias de hoje é tão natural e cotidiano que
não parece algo a se dar importância. Com esta fala que traz ao consciente o
que tava esquecido e que no exato momento em que damos importância a um simples
movimento ele vira cena e é justamente essa importância que teremos durante a
oficina, um resignificado da ações/reações do cotidiano que passa
desapercebido, ao ouvir uma música e começar a dançar sem a noção de
eixo,ritmo,danças coreografadas ou em um formato de estilo musical o corpo do
participante traz esse registro corporal e foi o que aconteceu no primeiro dia,
ativar o registro histórico de cada corpo inconscientemente.
Na semana seguinte o encontro foi para tornar os
movimentos inconscientes em conscientes, dentro de um tempo musical, o tempo
binário onde o corpo encontraria essa batida e encontraria a pulsação certa do
corpo, o que falei a cima sobre acessar esse registro histórico encaixa
perfeitamente nesse exercício, mesmo com músicas extremamente difíceis de
encontrar um tempo binário os participantes entravam e saiam dessa pulsação,
sei que muitos irão discordar mais é possível desligar o corpo do pensamento.
Dividir o corpo do cérebro, duas partes com informações diferentes, talvez o
inconsciente seja a resposta, porém trago mais uma vez uma prioridade ao nosso
corpo, quando tencionamos o corpo junto a cabeça, os olhos, todos os músculos
tudo entra em um campo de exaustão já acostumado no dia-a-dia, mas quando
acionamos/tencionamos apenas o corpo e deixamos a parte do pescoço pra cima
livres de tensões o campo de sensação é diferente o corpo foi ativado e a
cabeça dividida dessa sensação criando uma tensão corporal diferente, ações do
dia-a-dia serão sempre ativadas neste primeiro modulo , um simples bater de
martelo pode ser transformada em cena com a reprodução repetitivas e as várias
possibilidades da mesma cena mas com formas e intenções diferentes e junto a
essas informações o som ou um ritmo que dará uma importância maior a cena.
2 comentários:
Quem não foi no módulo um, pode ir nos outros?
Entre em contato com Bruno Sodré: 8720.8545
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