.

.

About

CAMBURÃO EM ABRIL

Posted by Nóis de Teatro On 07:36 No comments



Por Henrique Gonzaga



No mês de abril continuamos as nossas pesquisas sensoriais e fomos fazer a visita em quilombos do Maranhão.

As experimentações sensoriais têm cada vez mais nos revelado sobre nós mesmo e sobre tudo que o negro vive hoje e, além disso, tem sido muito importante para que todos nós nos conheçamos dentro dessa esfera e possamos discutir sobre as situações que enfrentamos no nosso dia a dia.

Fizemos mais viagem para a pesquisa com os quilombos, dessa vez aproveitamos o feriado da semana santa e fomos para o Maranhão, onde visitamos os quilombos Santo Antonio dos Pretos em Codó, Felipa em Itapecuru Mirim e um Quilombo Urbano em São Luis.

Em Santo Antonio dos Pretos pudemos conhecer pessoas que tem relatos na família de escravos que corriam pelas terras que hoje é o Quilombo, isso pra nós foi muito bom. Ouvir essas histórias e ver o espaço onde tudo isso aconteceu foi muito emocionante. Lá conhecemos um terreiro de Terecô, que chama a atenção pela beleza e cuidado com cada detalhe da casa.

Em Felipa, foi um encontro ainda mais rico por que conhecemos um quilombo que trabalha muito forte com o Tambor de Crioula onde, dos mais idosos aos mais jovens, todos têm uma preocupação em manter essa cultura viva e pulsante dentro da comunidade. Lá também pudemos perceber a força do Reggae, toda a comunidade tem uma relação muito grande com a música que é tocada e dançada em todas as casas do quilombo.

Em São Luis conhecemos a experiência do Quilombo Urbano, que se trata de um movimento que luta por uma melhor qualidade de vida par as periferias. Foi muito importante ter essa experiência, por que podemos conhecer uma galera que é de luta, que sabe onde são as dores da periferia quem as causa. O Quilombo Urbano nos apresentou a forma de luta deles, que além da luta ativa, também militam com o Rap. A música é muito importante pra passar a mensagem para todos.

O mês de abril foi muito corrido, mas temos ficado bem felizes com as coisas que estamos descobrindo e cada vez mais ansiosos com o resultado que toda essa pesquisa vai gerar. 

Serviço
O processo de montagem do espetáculo "Todo Camburão tem um Pouco de Navio Negreiro" é vencedor do Prêmio FUNARTE de Arte Negra.
Mais informações clique aqui

0 comentários:

Postar um comentário