.

.

About

TODO CAMBURÃO TEM UM POUCO DE NAVIO NEGREIRO PRÉ-ESTRÉIA NO DIA 20 DE NOVEMBRO NO CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE

Posted by Nóis de Teatro On 16:20 No comments



A Associação Artística Nóis de Teatro faz a pré-estréia do seu novo espetáculo, Todo Camburão Tem Um Pouco De Navio Negreiro, no próximo dia 20 de novembro (quinta-feira), no Centro Cultural Banco do Nordeste, às 19hs. O projeto foi um dos poucos vencedores do Prêmio Arte Negra, da FUNARTE (Fundação Nacional das Artes), no Nordeste.

O novo espetáculo do Nóis de Teatro, que tem a assinatura da direção de Murillo Ramos e a dramaturgia de Altemar Di Monteiro, traz em cena uma intensa discussão dialética sobre a criminalização e morte da juventude negra das periferias, debatendo também a desmilitarização da polícia brasileira. Dividido em três atos, o espetáculo conta a história de Natanael, uma espécie de anti-herói que nasce na periferia, vive inserido num sistema de opressão e violência e, aos 18 anos, resolve entrar pra polícia militar. Trazemos uma dramaturgia épica, onde o ator narrador é o grande foco, numa espécie de “tragédia afro”, com elementos alegóricos e representativos do universo do movimento negro no Brasil e no mundo, além de múltiplas referências à mitologia dos Orixás.

Para a montagem do espetáculo, o Nóis de Teatro visitou várias comunidades quilombolas do Ceará e do Maranhão,dialogando também com movimentos sociais que pautam as questões da população negra. Desse modo, a data da pré-estréia foi escolhida pela grande importância que o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, tem para o movimento negro no Brasil. Após a pré-estréia, o grupo realiza a temporada de estreia na Praça da Gentilândia, no Benfica, nos dias 04, 05 e 06 de dezembro, sempre às 19h.

O Nóis de Teatro está localizado na periferia de Fortaleza, na Comunidade de Granja Lisboa, no Território de Paz do Grande Bom Jardim. Ao longo dos últimos 12 anos, o grupo tem construído uma ação continuada no que diz respeito a circulação de espetáculos, oferta de cursos, intercâmbios e oficinas (teatro e percussão) para a comunidade, contribuindo de forma significativa para a formação de platéia, incentivando crianças e jovens como sujeitos sensíveis, protagonistas de um novo mundo, uma comunidade mais justa e menos violenta.

Serviço
Espetáculo: Todo Camburão Tem Um Pouco De Navio Negreiro
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Conde Deu, 560 – Centro)
Data: 20 de novembro de 2014 | Horário: 19hs | Entrada Gratuita

+ informações: (85) 8720.1135 / noisdeteatro.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário