.

.

About

I Encontro da Periferia e do Campo - A Arte que vem das Margens

Posted by Nóis de Teatro On 19:40 No comments




A Associação Artística Nóis de Teatro em parceria com a COMOV (Comunidade em Movimento da Grande Fortaleza), promoverá de 26 a 28 de Maio o Encontro da Periferia e do Campo: A arte que vem das Margens. Com o intuito de discutir a arte enquanto mecanismo de desopressão, o encontro traz debates, palestra, mesa redonda e apresentações culturais que promovam a arte e a cultura de paz, sejam elas do campo ou da cidade, de modo a fortalecer as redes construídas nesse percurso de uma arte historicamente marginalizada.
O evento acontecerá nas ruas da Granja Portugal, bairro componente do Grande Bom Jardim, Território de Paz de Fortaleza. Distribuída entre a Praça do Cearazinho, a Rua Londrina e a Rua Barra Vermelha, a programação do encontro conta com a participação de grupos artísticos da periferia de Fortaleza e de assentamentos de Pentecoste, Arneiroz e Canindé.
A programação do encontro conta com a exibição do documentário “Ciclovida”, que narra a saga de dois assentados que partiram do Assentamento Barra do Leme até a Argentina, de bicicleta, difundindo e discutindo a questão das sementes crioulas. Acontecerá ainda a Palestra “A arte que vem das margens – Contra a Criminalização e a Violência”, discutindo o papel dos grupos de periferia na construção de uma cultura de paz em prol do desarmamento nos Territórios de Paz, ministrada pelo advogado especializado em direitos humanos Renato Roseno. O encontro conta ainda com a Mesa Redonda “Articulação em Rede – Periferia e Campo”, que terá como expositora Silma Magalhães, coordenadora do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária, do INCRA-CE.

CONTEXTO
O Nóis de Teatro é um grupo de Teatro de Rua que existe há 09 anos, sendo resultado da união de jovens do bairro Granja Portugal inquietos com a realidade da periferia em que vivem. O Encontro da Periferia e do Campo surge de um longo período de pesquisas realizado pelo Nóis de Teatro, que teve começo em 2008 quando o grupo aprovou junto ao Programa BNB de Cultura o Projeto de Circulação do espetáculo “O Juiz de Paz na Roça” que foi realizado em 05 assentamentos de reforma agrária do Ceará. Com essa circulação o grupo teve a oportunidade de discutir as questões poéticas, estéticas e técnicas utilizada pelos grupos, discutindo também o conceito de campo no Ceará e a realidade cultural da comunidade visitada. Como resultado desses acúmulos de experiências o grupo foi contemplado com o Premio Myriam Muniz 2009 da FUNARTE para montagem do espetáculo teatral “Sertão.doc”, que veio justamente abordar as questões referentes à reforma agrária no Ceará, utilizando como técnica de encenação elementos dos reisados cearenses e as reflexões empreendias sobre o teatro de rua contemporâneo.
Em 2007, o Nóis de Teatro aprovou junto á Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULT-FOR) o projeto de montagem de espetáculo “A Granja”, onde o grupo teve a oportunidade de passar por um processo de pesquisa e criação coletiva de um espetáculo teatral de Rua, onde a periferia foi encenada de uma forma contemporânea e todos os aspectos políticos e sociais das favelas foram abordados num roteiro atemporal e revolucionário.
O Encontro da Periferia e do Campo: A Arte que vem das Margens vem promover a troca de experiências entre os grupos da periferia do Grande Bom Jardim e os grupos dos Assentamentos de Reforma Agrária. O evento, que possui o apoio cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, conta com o patrocínio da Secretaria de Articulação Institucional, do Ministério da Cultura, através do Prêmio Mais Cultura de Apoio a Microprojetos para os Territórios de Paz, além do apoio da SECULT/FOR, através da ação de intercâmbio junto ao Grupo Pavilhão da Magnólia.
Para ver a programação completa clique aqui

VOLTAR

0 comentários:

Postar um comentário