.

.

About

Narrações históricas e didáticas sobre questões agrárias campesinas

Posted by Nóis de Teatro On 15:18 No comments

No Domingo, 15 de maio, o Espaço Rogaciano Leite Filho, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura vai receber às 20 horas o espetáculo Sertão.doc do grupo Nois de Teatro, que apresentará o pensamento de uma tribo urbana acerca das questões agrárias campesinas. A programação é gratuita e aberta ao público.

FOTO
Foto: Marina Cavalcante

Sertão.doc surgiu a partir de uma pesquisa sobre reisados de assentamentos de reforma agrária do Ceará. O espetáculo utiliza o cunho ritualístico do brinquedo para apresentar à plateia  a configuração de um espaço mágico e alia tradição à contemporaneidade dialogando sagrado e profano,  sublime e grotesco.

A apresentação trabalha um conceito de teatro performático e utiliza como efeito a projeção de vídeos-arte, guitarras distorcidas e efeitos eletroacústicos, que configuram um espaço urbano e  promovem um ressignificado do reisado tradicional.


O enredo da peça se desenvolve a partir das questões que envolvem a sociedade campesina brasileira. O espetáculo foi construído num processo colaborativo, partindo de referências que os atores vivenciaram nos assentamentos de reforma agrária do Ceará. O texto é fragmentado e caracteriza uma coleção de documentos que abordam pontos como a questão da terra e da reforma agrária desde o latifúndio e a perseguição política até o agronegócio e a moderna reflexão sobra agroecologia.


O grupo Nois de Teatro surgiu em 2002 e baseia seus estudos nos movimentos de resistência da periferia e do campo, buscando uma temática sócio-política, com espetáculos que discutem questões da sociedade. O Nois de Teatro se utiliza de vertentes da Performance, Teatro do Oprimido e Teatro Épico, se utilizando ainda de características do Teatro de Rua Contemporâneo nas discussões sobre ocupação e vivência.

Serviço: Nas Ruas do Dragão do Mar- Sertão.doc, domingo 15 de maio às 20 horas, no Espaço Rogaciano Leite Filho do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A programação é gratuita e aberta ao público.
O espetáculo será apresentado novamente nos dias 22 e 29 de maio.

link da matéria: clique aqui

Para saber mais sobre o espetáculo: clique aqui 

0 comentários:

Postar um comentário