.

.

About

Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária

Posted by Nóis de Teatro On 16:57 No comments




A parceria com o Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária (PACRA), do INCRA-CE, surgiu do processo de pesquisa sobre os grupos culturais de resistência. O Nóis aproximou-se da experiência de ação cultural do PACRA por que o mesmo tem articulado vários grupos de reisado, teatro e dança das áreas de assentamento. Esse trabalho, como um todo, tem identificado novos elementos que apontam para a diversidade cultural dessas populações, as suas formas de sociabilidade e códigos de conduta. Revela também a busca do meio rural por espaços de inserção na sociedade. Mostra-nos que a arte que vem das margens está em efervescência cultural e que estas populações almejam o reconhecimento como produtores de cultura, que se afirmam em seu território e dialogam com o mundo.

Através da parceria efetiva com o PACRA, em 2008, o Nóis de Teatro aprovou junto ao Programa BNB de Cultura o projeto de Circulação do espetáculo O Juiz de Paz na Roça em 05 assentamentos de Reforma Agrária do Ceará, tendo nesse processo se aproximado das experiências culturais do campo, e mais, dos Pontos de Cultura do Ceará. O projeto que teve a sua abertura em julho de 2009, iniciou as suas atividades realizando a apresentação seguida de debate, que incluiu a discussão sobre a temática do espetáculo, a poética, estética e técnica do grupo, e as referências de Cultura Popular Tradicional do Nóis e da comunidade visitada.

Foi a partir da experiência de ocupação do Nóis de Teatro em assentamentos de reforma agrária que surgiu a idéia de pesquisa e montagem do espetáculo Sertão.doc, investindo em um processo de pesquisa que culminou na montagem de um espetáculo que traz na sua performance as histórias de ocupação e reforma agrária das comunidades visitadas e a forte referência da Cultura Popular Tradicional na construção da identidade do homem do campo. A parceria tem continuado e, nos últimos dois anos, o espetáculo “Sertão.doc” tem ocupado os mais diversos territórios através dessa ação conjunta.

Para saber mais sobre o PACRA clique aqui


0 comentários:

Postar um comentário