.

.

About

MERDRA! UM NOVO JORNAL-MANIFESTO CIRCULA PELA CIDADE!

Posted by Nóis de Teatro On 09:17 2 comments




A Associação Artística Nóis de Teatro lança hoje, às 19h, um novo jornal que circulará pela cidade: A Merdra! Circular com distribuição limitada, por conta dos recursos próprios de editoração e impressão, a publicação terá caráter trimestral, reunindo a produção intelectual de artistas, grupos, parceiros e demais interessados em contribuir para a reflexão sobre o nosso fazer teatral, seja ele ético, estético, poético ou, e mais do que tudo, político.

Estimulado pelo contato com a produção textual dos grupos integrantes da Rede Brasileira de Teatro de Rua, e inserido dentro do processo formativo continuado dos atores do Nóis, o jornal foi pensado para reunir o conjunto de ideias, interesses coletivos e anseios de um levante organizado em teatro que tem se estabelecido no estado do Ceará. A Merdra aqui citada é o núcleo do projeto de uma arte democrática, inclusiva e igualitária, pautada pelos movimentos organizados do teatro nordestino. Nossa produção estética cada vez mais tem dito “Merdra!” contra o poder massacrante do capital. Tal como dizia Jean Vilar, nosso teatro somente é válido, como a poesia e a pintura, na medida em que, precisamente, não cede aos hábitos, aos gostos, às necessidades, com frequência gregários, da massa. O teatro só interpreta bem seu papel, só é útil aos homens, se abala suas manias coletivas, luta contra suas escleroses, diz-lhes, como o Pai Ubu: Merdra!

A primeira edição, que abre o segundo semestre do ano de 2013 apresentando ao estado e aos artistas da cidade a Carta Manifesto da Rede de Teatro da Periferia e do Campo, poderá ser visualizada também em ambiente virtual, aqui mesmo no blog Nóis de Teatro. 


Para escrever para a Edição nº 02, a ser lançada em outubro de 2013, você pode escrever para gruponois@yahoo.com.br ou entrar em contato pelos fones: (85) 8720.1135 / 8678.5661


Jornal A Merdra
Coordenação Geral Altemar di Monteiro |  Redatores Altemar di Monteiro, Henrique Gonzaga, Kelly Enne Saldanha, Erika Peixoto e Rede de Teatro da Periferia e do Campo | Colaboração Edna Freire, Nayana Santos, Doroteia Ferreira, Amanda Freire, Jefferson Saldanha e Bruno Sodré |  Projeto Gráfico Altemar di Monteiro | Fotografias Duda Lemos e Pedro Martins

2 comentários:

as escritas seguem um padrão, formato, regras???
uma temática?

Maura, o editorial guia um pouco o interesse político do jornal. veja o que você pode contribuir a partir dessas reflexões lançadas.

Postar um comentário