.

.

About

NÓIS DE TEATRO E PROJETO JARDIM DE GENTE – OUTRAS OPORTUNIDADES

Posted by Nóis de Teatro On 07:00 1 comment



Por Kelly Enne Saldanha




O Nóis de Teatro tem suas raízes dentro da comunidade de Granja Lisboa, que fica localizado no Grande Bom Jardim. Considerado "Território de Paz" pelo ministério da justiça, estamos inseridos não somente no contexto de periferia urbana como também de periferia social. Hoje desenvolvemos mais uma ação dentro da comunidade onde atuamos há onze anos, dessa vez em parceria com o Projeto Jardim de Gente, do Centro Cultural do Bom Jardim /IACC, ministrando oficinas de teatro para crianças e adolescente menores de quinze anos.

Fazer oficinas de teatro para crianças e adolescentes em uma comunidade de periferia é algo desafiador. É como dar algo lúdico para uma criança que vive numa guerra. A guerra nesses termos entra como os símbolos de opressão que elas convivem diariamente. A violência em casa, nas escolas, nas ruas é algo muito vivo, presente, atuante no dia a dia delas. Não tem como não chamar de guerra, mesmo querendo fugir desse rotulo que a mídia coloca tão fortemente. O reflexo real disso é no tratamento interpessoal entre elas, muitas vezes com uma certa agressividade. Como querer que elas tenham atitudes diferentes se é com isso que elas convivem todos os dias? O que elas podem reproduzir de diferente?Ai está o desafio de quem trabalha com a arte junto a essas crianças. Nessas oficinas temos a oportunidade de levar algo diferente para a rotina delas. Temos o papel de lembra-los que existem brilho e cor diferentes daquelas que estão habituadas a ver.

Vivendo nessas condições, é comum que em seus momentos de lazer ou de descanso, fiquem cantarolando funk’s inadequados para a idade e ate mesmo dançando com uma desenvoltura surpreende e muitas vezes sexistas. Nesses momentos você se pega querendo mudar essa realidade, mudar de alguma forma. Muitos desses “alunos” são nossos vizinhos e pensamos: como, morando tão próximos, temos vidas tão completamente diferentes?

Em uma das atividades da oficina, levamos a turma para o Centro Cultural do Bom Jardim, para assistir a um exercício cênico “Olhos Fechados para Kabul”, proposto por outros alunos de teatro que acontece no local. Uma das cenas tinha uma musica que lindamente reverberava aos ouvidos dos “alunos”. Depois de ver as cenas, voltamos pra casa e elas ainda cantavam a mesma musica. Por um momento, deixaram de cantar o funk. Por um momento viram outros olhares, viram outras cores, ouviram outros sons. Foi um breve momento. Mas seus olhos dizendo: “- Isso que é teatro de verdade tia.”, ou então “- Foi muito lindo tia.”, foi o melhor de tudo. Para a maioria esta era a primeira vez que entravam dentro de um teatro. Outro lugar. Outra cor. Outro som.

Parece romântico demais pensar que estamos fazendo a diferença. Parece utópico pensar que só isso faz a diferença. Mas é por isso que somos artistas. Somos utópicos e é esse viver que nos motiva.

As oficinas continuam até o fim do ano, onde terá como resultado a montagem de um espetáculo. Teremos meses ainda juntos e mais oportunidades de mostrar outras cores, outros sons, outros sorrisos...

1 comentários:

Postar um comentário