.

.

About

ABERTURA DO PROGRAMA ENTRENÓIS - PREMIO FUNARTE MYRIAM MUNIZ 2013

Posted by Nóis de Teatro On 05:25 No comments



Por: Henrique Gonzaga



O ano de 2014 começou com tudo para o Nóis de Teatro com a realização do projeto #EntreNóis, vencedor do prêmio FUNARTE Myriam Muniz 2013, na categoria manutenção de grupos.

O mês de janeiro começou com muito trabalho, afinal tínhamos que planejar a abertura do projeto e o que acontecerá durante o ano inteiro. Acabou o recesso de fim de ano e já partimos para os trabalhos, entrar em contato com todos os grupos que vão participar do projeto, marcar datas, mobilizar a comunidade, tudo isso para que o projeto alcance os resultados desejados.

Nesse mês de janeiro convidamos o Grupo Garajal, do Maracanaú, para fazer a abertura do projeto. Todo o trabalho de produção começou quando eles confirmaram a presença. Primeiro discutimos com seriam as estratégias de divulgação desse momento, sabíamos que tínhamos que alcançar, além da nossa comunidade, todo o Ceará. Precisávamos que toda a cena teatral do Ceará e do Brasil soubesse o que estava acontecendo na sede do Nóis de Teatro, então criamos toda a parte gráfica do projeto e já começamos a divulga nas redes sociais dos integrantes do grupo e no nosso blog. Durante todo o mês de janeiro fomos fazendo a divulgação e fechando os detalhes de produção.

Como há algum tem já existe o hábito da nossa comunidade sempre ter uma noite cultural, realizada pelo Nóis de Teatro, no último domingo do mês, mantivemos esse calendário para que a comunidade firme realmente esse compromisso.

Como estava planejado, no dia 26 de janeiro, tivemos a abertura do projeto. Começamos os trabalhos cedo, com a preparação da nossa sede para receber a comunidade e o Grupo Garajal. Já tínhamos feito uma divulgação em massa para todo o ceará, nesse dia tínhamos que focar na nossa comunidade. Usamos um carro de som, ferramenta de comunicação dá ótimos resultados, para divulgar a noite cultural. Com tudo pronto era só esperar os amigos do Garajal e a nossa comunidade.

A noite ia caindo e as pessoas iam chegando, a cada pessoa que entrava no nosso espaço era um sorriso que dávamos, afinal, é sempre bom receber visitas na nossa casa. O Garajal chegou e já foi preparando o espetáculo, enquanto isso mais gente ia chegando.

As 18h30 começamos um cortejo pelas ruas do bairro pra convocar ainda mais a comunidade para esse momento, com alfaias, caixas e muita alegria percorremos o entorno da nossa sede puxando cada vez mais gente para a noite cultural que começava.



Após o cortejo o Garajal começou o espetáculo Romeu e Julieta- O Encontro de Shakespeare com a Cultura Popular. Quando olhamos para a quadra da nossa sede, a emoção foi muito grande, tínhamos em torno de 300 pessoas em uma roda sendo contagiadas pela energia do espetáculo que estava acontecendo.

Durante todo o espetáculo víamos as reações das pessoas da nossa comunidade, elas sorriam, ficavam tensas, se emocionavam e o mais importante, se encontravam naquele mundo paralelo do espetáculo.



No final do espetáculo o Nóis de Teatro fez uma pequena homenagem ao Grupo Garajal e agradeceu muito pela participação deles nesse projeto. Nesse primeira noite do projeto #EntreNóis tivemos uma pequena dimensão do nosso trabalho na comunidade, ver tantas pessoas que poderiam estar em casa assistindo TV ou fazendo qualquer outra coisa e estavam ali, vendo teatro, sorrindo, se emocionando e vendo arte. Para “Nóis” essa é a maior recompensa que o nosso trabalho pode nos dar. 


0 comentários:

Postar um comentário