.

.

About

I SEMINÁRIO TEATRO POLÍTICO E PERIFERIA | 18 A 20 DE JULHO

Posted by Nóis de Teatro On 19:01 No comments



Conexões Fortaleza São Paulo


A Associação Artística Nóis de Teatro, numa parceria com o Centro Cultural Bom Jardim, realizará entre os dias 18 e 20 de julho, o I Seminário Teatro Político e Periferia, propondo um reflexão sobre o panorama do teatro político na contemporaneidade a partir das experiências de militância estética de grupos de teatro de Fortaleza e de São Paulo.
Nos últimos anos o Nóis de Teatro tem se colocado muito na posição de refletir acerca de uma poética política, militando na periferia de Fortaleza em busca de fortalecer o movimento de teatro da periferia e do campo. Em sua trajetória, o Nóis tem se aproximado das experiências de militância estética de grupos e coletivos de teatro de São Paulo, através da realização de intercâmbios, trocas, circulação de espetáculos e outras experiências, o que tem apontado uma certa lacuna na reflexão sobre teatro político em Fortaleza. O Seminário surge pela necessidade de realizar um momento de reflexão mais profundo sobre Teatro e Política, abrangendo seus aspectos formais e sensíveis, refletindo sobre poética, estética, ética e criação artística vinculada a um discurso que vai na contramão do sistema imposto.
No mês de julho, a Cia Estável estará em Fortaleza realizando a circulação do espetáculo “A Exceção e a Regra” (Premio Myriam Muniz 2013), trazendo junto alguns companheiros integrantes de movimentos de teatro político do Sudeste. O Nóis de Teatro, aproveitando o ensejo, propõe a realização do seminário como um espaço de reflexão sobre a poética política na cidade, fazendo uma interface com a produção de teatro de São Paulo, que possui uma quantidade imensa de grupos militantes que, na sua construção poética, tem levantando interessantes discussões a respeito do assunto. A parceria com o Centro Cultural Bom Jardim vem como a oportunidade de fortalecer, também, o movimento cultural do Grande Bom Jardim, agregando no seminário a discussão sobre as periferias da cidade e ação estética de uma série de grupos e artistas nos bairros da cidade, além de rearticular as ações da Rede de Teatro da Periferia e do Campo.

0 comentários:

Postar um comentário