.

.

About

OFICINA DE TEATRO PARA AS CRIANÇAS DA COMUNIDADE – DIÁRIO DE BORDO

Posted by Nóis de Teatro On 19:53 No comments




Por Edna Freire



Começamos dia 03 de junho com uma roda de conversa, já tinha experiência com a turma em oficinas, mas percebi que tinham alguns novatos. Assim que cheguei no espaço da oficina, uma das primeiras perguntas foi “vamos brincar de quê?” Minha resposta “vamos brincar de conversar!”, senti um pouco de decepção em seus rostos.

Sentados em uma grande roda, em torno de 15 alunos, fui explicá-los a importância das oficinas, como seriam as oficinas, o horário, e algumas regrinhas dentro das oficinas. Pensei em algumas atividades para esse dia, porém, não realizei porque a conversa foi estendida, por já conhecer a maioria, ficar a vontade foi fácil. Com a conversa fui conhecendo os que eu ainda não tinha tido contato, e com esse momento de ficarmos a vontade, os que não me conheciam foram tirando a timidez e me deixaram entrar um pouco em suas historias.

Começamos e acabamos sentados, conversando sobre um pouco de tudo, sobre a oficina que tinha acontecido anteriormente, como tava a vida pessoal em casa, na escola, na rua. E o engraçado, foi perceber a mudança, da ultima vez que os vi até agora. Tem criança que começou com a gente nas oficinas com 11 anos, hoje com 13 anos, com mesma vontade de participar das atividades das oficinas.

Quando passada alguma atividade, percebe-se no ato da execução, a diferença dos que já vinham participando das oficinas, existe um pouco mais de maturidade, de desempenho.

Geralmente começo a oficina com pequeno alongamento (é uma tortura pra eles), faço um jogo em que eles tenham que correr pra um aquecimento (se pudessem viveriam correndo), existe muita energia contida naquelas crianças. Outro dia vi um grupo de pessoas fazendo uns exercícios na rua, um dos exercícios era levar um pneu de caminhão até o outro lado, pensei alto pra pessoa que estava do meu lado, vou fazer esse exercício com as crianças, me devolve uma pergunta “pensei que fossem crianças?” E são, mas com força que eles têm, e energia que não acaba, levar pneu é fichinha pra eles. Obvio que não seria passada uma atividade como essa, porém, coloquei esse episodio aqui, pra falar da força de vontade dessas crianças com as atividades, o quanto a energia deles é grande. Essa energia me fortalece.

Saio de casa com as atividades a ser passadas para as crianças, com um pensamento “hoje fico surda” ou “hoje saio rouca”, a vontades daquelas crianças muitas vezes é ensurdecedor. Para chamar minha atenção “gritam”, então comecei a pensar em como deter isso, como eles poderiam melhorar nisso, então simplesmente eu olho pra e fico calada, logo que comecei a fazer isso eles gritavam mais ainda, então expliquei que eu não responder enquanto não falassem direito. No meio da atividade a gritaria vem, eu apenas olho e não respondo então eles acalmam e falam mais baixo, entendendo que também da pra chamar a atenção sem precisar gritar.

Na oficina oficialmente tem 15 crianças, de vez em quando aparecem mais 6 que começaram a ir depois, percebi que esses iam mais para perceber como seria aquelas oficinas, provavelmente um dos participantes deve ter convidado. Eu deixo a vontade, essas crianças participam das atividades, mas no dia seguinte já não aparece, e assim sucessivamente. Uma dessas crianças que vão sem compromisso (vou colocar assim) trabalha vendendo bombons nos terminais de ônibus, Rodrigo não me disse com certeza sua idade, como se ele não soubesse direito, ou por causa de certa timidez pra falar sobre sua idade ao responder a minha pergunta, Rodrigo tem seus 12 anos, extremamente experto, mas sem compromisso com a oficina, em plena atividade Rodrigo pulou o muro e foi embora, em outro dia perguntei por que ele tinha saído, ele respondeu sem nenhuma preocupação “fui jogar bola com meus parcas”, sempre que o vejo faço o convite pra ficar participando das oficinas, e a resposta é “claro tia!”

As oficinas acontecem as segundas, quartas e sextas, a noite das 19h às 21h, com possibilidade de mudança de horário, mas pelas crianças aconteceriam todos os dias e o dia inteiro. No final do mês de junho, comecei as atividades voltadas para interpretação teatral com jogos teatrais, ao falar sobre montar algo para apresentar na comunidade, a animação é unanime. Estou pensando sobre qual texto montar com as crianças, como seria a montagem, e todos os dias das oficinas as crianças perguntam como vai ser, o interesse é grande, espero que na hora do fazer, eles não percam o interesse, já que estamos falando de crianças, que tem momentos e gostos inconstantes. 

0 comentários:

Postar um comentário