.

.

About

Sou carvão depois de pegar fogo...

Posted by Nóis de Teatro On 10:47 No comments



Por Amanda Freires


            E o processo de montagem de “Todo Camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro” vai se finalizando. Sabemos que o processo nunca será concluído, mas precisamos e vamos estrear no dia da consciência negra. Arrepio-me só de pensar na data e que apresentaremos pra pessoas importantes nessa data tão linda. Quando alguém me pergunta por que estou nesse processo, questionando minha cor, penso na seguinte resposta: não sou negra, mas sou feita dessa cor, pais e irmãs, sobrinhos, tios, primos, avós negros. Nasci e me criei ouvindo meu pai dizer o quanto e pelo quê minha irmã passaria, e seria excluída, muitas vezes humilhada, cresci ouvindo o quanto teria VANTAGEM sobre ela, e eu não entendia o motivo. Nunca imaginaria que meu pai estivesse certo, por causa de COR, eu seria perante aos outros, SUPERIOR, superior à minha irmã, que tinha o mesmo sangue, mesmo suor, mesmo pai, mesma mãe, avós, coração, dores, amores, não impedia que eu continuasse vendo o que meu pai dizia era verdade, lendo tanta atrocidade em publicações em rede social, digo: REDE SOCIAL. As pessoas não se envergonham em cuspir com os dedos, frases e textos de ódio ao negro.          
            Eu nunca posso dizer: sinto na PELE essas dores, essas chicotadas, essa bala, mas eu sinto de perto, de pertinho, não posso dizer que em mim dói o quanto dói neles, mas dói muito, o muito que nem chega perto do que é essa dor para minha irmã. E eu preciso fazer parte disso, eu preciso DIZER algo para esses “branquizadores”, dizer o quanto me orgulho de ter nascido dessa e com essa negrada. Dizer o quanto me orgulho de ter esse cabelo, esse nariz, suor, bunda, sexo e alma bem pretinhos. Quero muito dizer para esse preconceito que posso ser o carvão depois de pegar fogo, posso ser a cinza, que suja e mancha, deixar essa mancha em quem ousar cuspir ódio ao negro, EU ESTOU AQUI!

0 comentários:

Postar um comentário