.

.

About

MACUMBA A NOITE INTEIRA – NÓIS DE TEATRO EM PORTEIRAS

Posted by Nóis de Teatro On 09:03 No comments

Foto: Lili Rodrigues



Por: Henrique Gonzaga

A visita à comunidade de Porteiras, talvez fosse uma das mais esperadas para todos que fizeram parte do processo de pesquisa do projeto Todo camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro. Lá tivemos um contato e uma proximidade muito grande com os quilombolas.

A apresentação estava agendada para acontecer no Quilombo dos Souza, mas um dia antes da viagem fomos avisados que não poderia ser lá por que aconteceria na mesma data a festa de Oxossi, no terreiro que fica na sede do município e que todos da comunidade estariam na festa, por isso fizemos a apresentação em uma das praças da cidade.

Depois de uma longa viagem, chegamos e fomos recebidos pelo senhor Zé Pereira, o Pai de Santo do terreiro que havíamos visitado no primeiro contato. Como da outra vez, ele nos acolheu com um largo sorriso e nos levou para sua casa, que já estava em ritmo de festa. As crianças correndo, muita gente entrando e saindo, as cantorias, as risadas e tudo que se simbolizava a felicidade do momento.

Descansámos um pouco e fomos logo para a montagem do espetáculo, que leva em média cinco horas. Começamos a apresentação às cinco da tarde, o sol ainda estava a pino, a população da cidade, de início ficou um pouco afastada, como dizemos aqui, ficou um pouco “cabreira”, mas no decorrer da apresentação foi chegando perto e se envolvendo junto com todos nós. Começamos o espetáculo ainda estava de dia, parecia que a natureza estava conversando com a gente, pois as cores do por do sol refletiam no espetáculo de uma forma linda, tudo aquilo que estava sendo mostrado tinha como pano de fundo um sol que escondia para que a lua brilhasse soberana.

Foi Lindo!

As pessoas estavam vidradas. Por mais que o espetáculo tenha duas horas de duração, elas não saíram de lá. As reações eram várias, um sorriso, uma cara ruim, uma desconfiança no que estava vendo, um brilho no olho, tudo isso costurado por uma sensação de revolta pelo o que estava sendo visto. Após a apresentação aplausos e boas energias.

Depois do espetáculo voltamos para a casa do seu Zé Pereira, onde a festa já tinha começado e como se diz: foi macumba a noite inteira.

Saímos de Porteiras mais uma vez felizes, com tudo que foi aprendido, tudo que foi feito. Nas malas trouxemos o sorriso daquele povo, a energia daquela gira e o mais importante a força daquela gente.

0 comentários:

Postar um comentário