.

.

About

NÓIS E NINHO DE TEATRO: UM CAFÉ, VÁRIAS CONVERSAS E UMA BELA EXPERIÊNCIA

Posted by Nóis de Teatro On 15:10 No comments



Por: Henrique Gonzaga



Durante o processo de montagem do espetáculo Quase Nada tivemos a notícia que o Grupo Ninho de Teatro estava em cartaz no Teatro Dragão do Mar com o espetáculo “Avental todo sujo de ovo”, texto do mesmo dramaturgo de Quase Nada, Marcos Barbosa. Tínhamos que ver! Fomos e no teatro ficamos maravilhados com o trabalho, atores fabulosos em cena, texto maravilhoso e isso tudo contribuiu muito para o nosso trabalho.

No último sábado (28/02) tivemos o prazer de receber o Ninho de Teatro na nossa casa, no programa EntreNóis, que traz todos os meses um grupo de teatro para fazer uma apresentação na nossa comunidade. Dessa vez foi em parceria com a Plataforma de Circulação de Espetáculos de Artes Cênicas e Música. Os afetos já foram criados na chegada deles, eram abraços afetivos dos integrantes que mostravam a abertura para a troca naquele momento. Enquanto o espetáculo que ia ser apresentado estava sendo montado íamos conversando sobre as experiências dos grupos, conversa essa que durou praticamente a tarde inteira regada a muito café e biscoito.

Conhecer os artistas que compõem o Ninho é conhecer as histórias de artistas, que assim como do Nóis de Teatro, lutam muito para fazer arte. As histórias de Joaquina e Zizi nos mostram o quanto ainda vamos caminhar e o quanto cada gota de suor dada para o teatro vale a pena. Nas conversas eles falaram muito da Casa Ninho, sede do grupo onde também são desenvolvidas várias ações e da importância que as sedes dos grupos de teatro tem nas suas comunidades.

Chegou a hora do espetáculo, Avental todo sujo de ovo, quem faz parte do elenco do Quase Nada já tinha visto, mas não esperávamos que aquela apresentação na nossa sede seria uma experiência muito diferente da que tivemos no Dragão do Mar. Chegamos bem perto da cena, parecia que estávamos na calçada daquela casa, onde os conflitos se desenvolviam. As comadres conversando, os problemas da mãe que não vê o filho há 19 anos, as doenças do marido, a homossexualidade do filho, tudo isso costurado por um drama que é difícil dizer onde começa e onde termina, se é que esse conflito tem fim.

O espetáculo pegou o público pelos braços abertos que parecia ter, prontos pra abraçar e colocar no colo. Os temas levantados fizeram o público refletir sobre as relações humanas, as relações familiares e várias outras coisas.

Ficamos muito felizes com a presença do Ninho na nossa sede, conhecer os artistas, ouvir as experiências, trocar sobre os trabalhos, sobre as ações nas suas comunidades foi muito bom. Esperamos que eles voltem e que possamos continuar essa conversa, prometemos que o café não vai faltar.

0 comentários:

Postar um comentário