.

.

About

Sede do Nóis de Teatro recebe A Mostra Educativa do 10° For Rainbow

Posted by Nóis de Teatro On 06:33 No comments



A sede do Nóis de Teatro recebe neste sábado, dia 29 de abril, a Mostra Educativa do 10° For Rainbow- Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual 2017, a partir das 17hs. Serão apresentados filmes com a temática LGBT e logo após será promovido o debate sobre as produções e seus temas.

Em nove anos o For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, exibiu mais de 400 filmes, alcançou mais de 500 espaços culturais de todo o Brasil, capacitou envolveu mais de 6000 pessoas em suas oficinas técnicas audiovisuais e de sensibilização para o respeito à Diversidade Sexual, produziu 20 filmes e atingiu um público médio de 40 mil pessoas, predominantemente jovem e com vivo interesse, não só nas exibições de filmes, como também em todas as atrações que o festival promove buscando valorizar o aporte cultural LGBT e dar visibilidade às questões relacionadas a estas populações e promover a cultura de paz. 

Neste contexto está inserida a Mostra Educativa do For Rainbow, que é exibida anualmente, durante a realização do festival, em espaços culturais da periferia e região metropolitana de Fortaleza.  Já na sua primeira edição a Mostra Educativa do FOR RAINBOW teve um significativo impacto positivo em nossa cidade, mostrando que é possível e saudável a convivência entre diversos, contribuindo para a construção de uma cultura que garanta dignidade e direitos iguais a homens e mulheres, sem preconceito de orientação sexual, crença, raça ou identidade de gênero.

A proposta pedagógica das oficinas da Mostra Educativa do For Rainbow, tem como princípio as reflexões do educador Paulo Freire sobre a necessidade de uma educação preocupada com a formação do indivíduo crítico, criativo e participante na sociedade, construindo sua própria identidade e buscando o direito de construir uma cidadania mais igualitária e justa. A mostra acontece sempre com exibição de filmes do acervo do festival sempre seguida de debate com os participantes.

O For Rainbow, está consolidado como um festival de referência, no Brasil e no exterior, relacionado a esta temática e com acesso gratuito em todos os seus espaços. Além da Mostra Educativa, o festival oferece uma intensa programação cultural, que acontece durante oito dias, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, tendo, além de mostras audiovisuais internacionais - com filmes de longa, médias e curta-metragem -  espetáculos de teatro, música, dança e artes visuais, debates, lançamentos de livros, e diversas performances artísticas.  O For Rainbow também oferece oportunidade a artesãs e artesões, que comercializam os seus trabalhos na feira de artesanato que ocorre durante o festival.

A Mostra Educativa e as demais ações do For Rainbow buscam, através da arte, dar visibilidades às questões relacionadas às populações LGBT, referenciando a experiência nos princípios estabelecidos pelas “Metas do Milênio da ONU”, “Agenda 21 Brasileira” e pelo “Pacto por um Ceará Pacífico”, que apontam para a necessidade de promoção de um novo padrão de desenvolvimento onde a cultura possa ser uma via para a justiça social, proteção ambiental e eficiência econômica.
O For Rainbow é uma realização do Centro Popular de Cultura e Ecocidadania (CENAPOP), e tem contado, desde a sua primeira edição,  com apoio e a parceria do Governo do Estado do Ceará, que tem sido um parceiro imprescindível para o sucesso desta proposta. Ao longo destes nove anos, também pudemos contar com  parceiros como a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o Banco do Nordeste do Brasil, a Caixa Econômica Federal, SESC, Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará, entre outros.

Sensibilização Para o Respeito à Diversidade Sexual.

Serviço: Mostra Educativa do 10° For Rainbow
Local: Sede do Nóis de Teatro
Endereço: Rua José Torres 1211, Granja Portugal
Horário: 17hs

0 comentários:

Postar um comentário