.

.

About

1º SEMINÁRIO PERIFERIAS INSURGENTES - ARTE CIDADE POLÍTICA

Posted by Nóis de Teatro On 19:13 No comments




O 1º Seminário Periferias Insurgentes - Arte Cidade Política, realizado pela Associação Artística Nóis de Teatro em parceria com o Porto Iracema das Artes, surge pelo desejo do encontro com as múltiplas vozes que compõem as resistências das perifas de Fortaleza. Ocupar todos os lugares da cidade e discutir as consonâncias e dissensos que entrelaçam essa teia de vozes, esse mosaico "sub-urbano". Nas bordas do mundo, fervilha uma outra cidade que, na marginália biopotente, reelabora o presente. Nos centros da batalha urge a guerrilha da escuta, a disputa por um espaço público avivado pela diferença. No movimento centro - periferia avista-se um fluxo de Insurgências: corpos que não se calam a tentativa de criminalização das nossas práticas e silenciamento de nossos discursos.

Dos rolezinhos e dos saraus, dos batuques e das cenas de rua, das coreô e do Passinho, da tradição e da reinvenção ... Entre arte e vida, uma mistura inquietante que faz e refaz cidade. Por uma arte que se faz vida, por uma vida que se faz no agora... é tempo de ação! Salve a juventude periférica! Pode crer: é tudo nosso!

16 e 17 de outubro, segunda e terça, as 18h, no Porto Iracema das Artes


PROGRAMAÇÃO

16/10 SEG

18h- Abertura (Altemar Di Monteiro e Porto Iracema das Artes)

18h20 – Mesa “Nas Bordas do Mundo: Modos Coletivos de Existir” | Mediador: Henrique Gonzaga (Nóis de Teatro)
A mesa tem como objetivo apresentar um panorama da produção cultural e artística na periferia de Fortaleza, discutindo sobre as táticas de organização coletiva e manutenção das atividades nos territórios. Como permanecer juntos numa cidade que louva e difunde o individualismo de um corpo privado?

Participantes: Gil de Sousa (Centro Ubuntu de Arte Negra - Planalto Pici) / Graça Castro e Silva (Fórum de Cultura do Bom Jardim) / Gleison Cruz (Grupo Dito e Feito/ Serviluz) / Adriana Schneider Alcure (Coletivo Bonobando - Rio de Janeiro)

20h30 – Espetáculo “Censurados” / Cia Viv’Arte (Bom Jardim)

17/10 TER

18h – Mesa “Nos Centros da Batalha: Reinvenções do Espaço Público” | Mediadora: Kelly Enne Saldanha (Nóis de Teatro)
A mesa tem por objetivo reunir grupos e coletivos que têm ocupado o espaço público da cidade de modo inventivo e plural. Resistindo à institucionalização dos rolezinhos e movimentos periféricos, no centro da batalha encontramos a Insurgência de uma juventude que não cede ao controle e cerceamento do poder hegemônico e pastoral.

Participantes: Carlos M. Melo (Sarau da B1/ Jangurussú) / Jam’s Willam ( Sarau Corpo sem Orgãos/ Conjunto Ceará) / Micinete de Lima (Planalto Pici) / Wilbert Santos (Bonja Roots/ Bom Jardim)


20h30 Sarau no Porto (Sarau da B1- Jangurussú / Sarau Corpo sem Órgãos - Conjunto Ceará / Bonja Roots - Bom Jardim / Microfone aberto)

0 comentários:

Postar um comentário