.

.

About

NÓIS DE TEATRO ACESSÍVEL

Posted by Nóis de Teatro On 13:00 No comments




Por Henrique Gonzaga

A temporada de Todo Camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro, em João Pessoa, foi muito especial. Além de um forte contato com o público em geral da cidade, que compareceu em peso em todas as apresentações, tivemos a presença de um público que se sentiu convidado por uma questão especial, a presença dos intérpretes em libras.

Durante toda a produção do espetáculo na cidade, foram feitos contatos com instituições que trabalham com pessoas surdas, esse contato foi feito com a intenção de que tivéssemos esse público nas apresentações. Eles foram chamados e foram.

Contamos com o trabalho dos intérpretes Nice e Léo, que discutiram com o grupo de que forma eles poderiam trabalhar, dentro do espetáculo, para que a comunidade surda tivesse um contato direto com eles e com o espetáculo. A conversa foi longa, procuramos formas de integrar os intérpretes na cena de uma forma que o público surdo tivesse a experiência da melhor forma possível. Durante as apresentações tínhamos cadeiras reservadas em um espaço específico, de frente para os intérpretes, mas que a cena também pudesse atravessar eles.

Nos debates que eram feitos após cada apresentação, a comunidade surda que esteve presente, elogiou muito o espetáculo e demonstrou o descontentamento com o fato de poucas produções teatrais não terem, na equipe, intérpretes de libras. Esse fato diminui a possibilidade deles terem acesso a vários bens culturais. Essa demanda de acessibilidade é uma constante nas artes e é preciso discutir formas para que todas as pessoas possam ter o direito à cultura respeitado.

Além dos intérpretes em libras, nessa circulação também tivemos uma parte do material de divulgação em braile, áudio descrição de cenário e figurino, e visita tátil para pessoas cegas ou com baixa visão. Registramos um agradecimento especial ao CEPID-CE que imprimiu todo o material em braile dessa temporada.

O Nóis de Teatro cada vez mais tem entendido as questões de acessibilidade como de fundamental importância para o processo de fruição da arte, mas para isso é preciso que se tenha uma conscientização dos gestores de cultura para que forneça meios para que essa acessibilidade. A Petrobras e o Ministério da Cultura, exigirem nos orçamentos dos projetos que tenha as metas de acessibilidade, faz com que os artistas tenham condições financeiras de custear esse trabalho e isso faz toda a diferença no processo de acessibilidade.

Este projeto foi contemplado no Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018.
Realização: Ministério da Cultura e Governo Federal.


0 comentários:

Postar um comentário