.

.

About

5° ALVOROÇO- CORPOS UTÓPICOS - Confira como foi

Posted by Nóis de Teatro On 14:15 No comments

 

Por Henrique Gonzaga

 



Dentro das ações do projeto Reinvenção de Nóis, temos a realização do Alvoroço, que é um espaço de encontro de artistas da periferia para colocar as suas criações, poemas, cenas, performances e o que mais for importante pra todes. No sábado (27/02) realizamos a quinta edição chamado Alvoroço- Corpos Utópicos, que foi transmitido pelo canal do Youtube do Nóis. Para conferir, clique aqui.


 

O Alvoroço é um acontecimento, onde sempre fundamos um espaço e ocupamos com a arte da periferia. Para esse acontecimento se tornar real precisamos de um período longo de produção, onde passamos por uma discussão sobre o conceito, as artistas que serão convidadas, como vai ser a metodologia do encontro e tudo mais que será preciso para ele acontecer.

 

Essa edição foi pensada para ser um lugar para manter nossa inteligência aquecida, nosso coração em arruaça. Para botar nossa alma em ebulição. Para viver desejos animados, para expandir na diversidade de nossos corpos, nas heterotopias de nossas almas. Para cavar espaços, fundar lugares, inventar afetos, fabular nossa mirada utópica, confabular nossa revolução. Alvoroço. Para não sucumbir diante da tremenda falta de ar que persiste em nos cercar. Um Alvoroço para os corpos utópicos e as suas diversas formas de viver, era isso que queríamos.

 

De início, a proposta era que as artistas se encontrassem na sede do Nóis para fazer a transmissão de lá, com todas as medidas de segurança contra a COVID-19, íamos nos encontrar para nos alvoroçar juntas, mas na noite da sexta, recebemos o decreto do Governo do Estado do Ceará com restrições mais severas na circulação de pessoas pela cidade, e para garantir a segurança de todes artistas envolvides decidimos que as apresentação aconteceriam de casa com a transmissão no youtube do Nóis.

 

A decisão de mudar o formato do Alvoroço um dia antes frustrou um pouco todes, pois tinha sido pensado toda uma organização da sede com ambientes e iluminação que dariam várias possibilidades às artistas, mas compreendendo a gravidade da situação do nosso estado, partimos para esse Alvoroço online.

 

Apesar da mudança de formato, todes artistas convidades, Thales Azigon, Ítalo Saldanha, Ellicia Maria, Zeca Kalu, Malika e Ângelo Willian, colocaram as suas máscaras e lançaram os seus corpos em uma experiência extremamente louca dentro de uma sala virtual. Esse foi um dos Alvoroços mais especiais que tivemos, o fato de acontecer online não tirou a energia do encontro que durou duas horas de muita poesia, performance, dança e tudo que o nosso corpo tinha para ser lançado naquele espaço.

 

Uma coisa importante para ressaltar é a importância das ações de acessibilidade que o Nóis tem tentado garantir nas suas apresentações. No projeto Reinvenção de Nóis, todas as ações contam com tradução simultânea em Libras e nos materiais de divulgação temos trabalho com a descrição de imagens e conteúdo. Tudo isso tem sido de fundamental importância para a ampliação do acesso do público em nossas ações.

 

Esse foi só o primeiro Alvoroço do ano, vem muito mais por aí e estamos planejando muita coisa para esse ano, mesmo com as dificuldades que todes nós temos enfrentado com essa pandemia, precisamos viver e nos manter em estado de poesia.

 

 

 

“Este projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020”

0 comentários:

Postar um comentário