.

.

About

COLETIVO NOIS DE TEATRO PARTICIPA DA XII MOSTRA SESC CARIRI DE CULTURA

Posted by Nóis de Teatro On 08:01 No comments


Vencedor do Prêmio Myriam Muniz da FUNARTE (2009), o espetáculo “Sertão.doc” trata das hodiernas questões que envolvem os camponeses cearenses assentados. Com direção de Murillo Ramos e elenco composto por Altemar di Monteiro, Jonas de Jesus, Kelly Enne Saldanha e Bruno Sousa, a produção do Coletivo Nóis de Teatro revela-se como um documento vivo, um dossiê cênico, uma coleção de documentos que discutem pontos importantes acerca da questão da terra e da reforma agrária, articulado com a necessidade de mostrar a visão urbana sobre o assunto em questão.

O espetáculo surge de um processo de estudo e pesquisa sobre as manifestações rurais tradicionais no Ceará e as questões que envolvem as lutas campesinas contra o latifúndio e o agronegócio emergentes na sociedade atual, utilizando as técnicas contemporâneas do teatro de rua num diálogo com a cultura popular tradicional, de forma a não reproduzi-la, mas resignificá-la. Nesse processo foi imprescindível a assessoria do Projeto Arte e Cultura na Reforma Agrária (INCRA-CE), que, numa parceria com a COMOV (Comunidade em Movimento da Grande Fortaleza), tem fortalecido essa ação de intercâmbio e pesquisa nos assentamentos de reforma agrária junto ao Nóis de Teatro.

A dramaturgia de “Sertão.doc” surgiu desse encontro, sendo construída num processo colaborativo, partindo das referencias que os atores vivenciaram nos assentamentos visitados e da opção por um texto fragmentado em quadros cênicos que começam e terminam, podendo ser "lincados” ou não com o quadro seguinte. O espetáculo estreou em agosto de 2010, fazendo circulação em assentamentos rurais cearenses e temporada em equipamentos culturais de Fortaleza.

Nesse momento, “Sertão.doc” integra a programação da XII Mostra SESC Cariri de Cultura, que acontece de 12 a 21 de novembro de 2010. O espetáculo fará um circuito de apresentações no Pólo Cultural da Mostra, apresentando-se em Crato, Nova Olinda e Juazeiro do Norte, e numa ação de difusão da ação vai para o município de Missão Velha, através da Mostra Patativa do Assaré. A Mostra SESC Cariri de Cultura, em sua 12º edição, se configura hoje como um espaço de difusão e intercâmbio das artes cênicas, visuais, música, literatura e cultura popular tradicional, se consolidando como referencial qualitativo entre o segmento artístico-cultural, dado o seu envolvimento com grupos regionais, nacionais e internacionais.



Nóis de Teatro
O Nóis de Teatro é um coletivo de artistas que existe há 08 anos em Fortaleza-CE, desenvolvendo, entre outras atividades, projetos culturais no bairro da Granja Portugal, através da educação popular solidária, tendo, hoje, se tornado grande referência de trabalho artístico desenvolvido em área de periferia. Com ações fortalecidas por projetos realizados em parceria com a FUNARTE, Programa BNB de Cultura e Secretarias de Cultura do Município e do Estado, o grupo tem ampliado as suas atividades para outros municípios do estado e até mesmo para fora do Ceará, com ações já realizadas no Rio Grande do Norte e Pernambuco.

O grupo contabiliza mais de 150 apresentações nos últimos três anos de atividades e entre seus espetáculos mais importantes, podemos destacar: O Auto da Barca do Inferno (2006), O Juiz de Paz na Roça (2007), Artimanhas (2008), A Granja (2009) e Sertão.doc (2010), sendo os dois últimos vencedores de Prêmios da FUNARTE.

A vertente de pesquisa do grupo está baseada no estudo sobre os movimentos de resistência da periferia e do campo, tendo, nos últimos anos, realizado residências artísticas, circulação e montagem de espetáculos em busca de uma temática sócio-política, com espetáculos que discutem questões latentes da hodierna sociedade. Na parte de encenação o grupo é simpatizante das vertentes do Teatro do Oprimido e Teatro Épico, fazendo um link com a linguagem do Teatro de Rua Contemporâneo em suas discussões sobre ocupação e vivência.

Serviço
Sertão.doc
Nóis de Teatro
Direção – Murillo Ramos
XII Mostra Sesc Cariri de Cultura
Dia 13 de novembro, às 18h – Missão Velha
Dia 14 de novembro, às 18h – Crato (Mostra nos Bairros)
Dia 15 de novembro, às 18h – Nova Olinda
Dia 16 de novembro, às 18h – Juazeiro do Norte (Largo do Memorial)
Gratuito

Maiores Informaçõesclique aqui
(85) 8720.1135 – Altemar di Monteiro

0 comentários:

Postar um comentário