.

.

About

ESTREIA DAS ESQUETES "RETIRANTES" E " O HOMEM DA CABEÇA DE PAPELÃO"

Posted by Nóis de Teatro On 08:56 No comments



A Associação Artística Nóis de Teatro, apresenta no domingo, dia 07 de julho, às 17hs, no Centro Cultural do Bom Jardim, a estréia das esquetes “Retirantes” e “ O Homem da cabeça de papelão”. As esquetes são resultadas das oficinas de Teatro do Oprimido, ministradas por Edna Freire, Nayana Santos, Amanda Freire e Dorotéia Ferreira. O projeto Teatro do Oprimido nas periferias de Fortaleza foi vencedor do Prêmio Agente Jovem de Cultura e Ações Interculturais, da Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura.

A esquete “Retirantes”, que tem a direção de Edna Freire e Amanda Freire, mostra a estória de  três retirantes que  com um sonho de  mudar de vida, saem do interior para tentar a sorte na cidade grande. Só que o sonho logo vira pesadelo, eles se empregam em trabalho "escravo", em uma fábrica muito grande dirigida por um homem, que no texto é chamado de HOMEM GRANDE. O HOMEM GRANDE acha que tem o poder sobre os retirantes, e os fazem acreditar nisso causando um grande pavor nos mesmos. No desenrolar dessa história teremos muita opressão e luta social.

O homem da cabeça de papelão, é sem vaidades e qualquer plano de carreira, Antenor é forçado pelo tio a ser bacharel, pois assim ele teria tudo nas mãos, bastava bajular um político-chefe para chegar a deputado.Mas Antenor não queria. Ele era íntegro demais para fazer algo desse tipo. Ao passar por uma relojoaria, Antenor resolve deixar sua cabeça para consertar e sai com uma de papelão.A partir daí a vida de Antenor é mudada, sua personalidade muda, suas ações são diferentes dos tempos em que tinha sua cabeça antiga. Sua nova face mente, passa por cima de todos, trapaceia. "O homem da cabeça de papelão tem a direção de Dorotéia Ferreira e Nayana Santos.

A estreia de "Retirantes" e " O homem da cabeça de papelão", finaliza um trabalho de seis meses onde crianças da Granja Lisboa e da Comunidade São Francisco, no Bom Jardim, participaram das oficinas de Teatro do Oprimido, ministradas pelas atrizes do Nóis de Teatro, Edna Freire, Dorotéia Ferreira, Nayana Santos e Amanda Freire.

Serviço
Esquetes: Retirantes e O homem da cabeça de papelão 
Local: Centro Cultural Bom Jardim
Horário: 17hs

0 comentários:

Postar um comentário