.

.

About

I SABACU DA ARTE NO SISTEMA

Posted by Nóis de Teatro On 19:37 No comments



Kelly Enne Saldanha


Desde que o Brasil foi escolhido para ser sede da copa do mundo, mais ou menos em 2007, logo se viu que não estávamos preparados para receber um evento deste porte. Por conta disso uma avalanche de investimentos saiu de nossos cofres públicos e dos privados.
Esses investimentos vieram principalmente para as melhorias na infraestrutura brasileira, bem como transporte, malha viária, hospedagem, alimentação etc. Bilhões foram investidos em estádios, enquanto toda a rede de saúde, educação e tantas outras necessidades básicas da população foram deixadas de lado.
Analisando todo esse investimento injetado na economia brasileira, percebemos que o mesmo está sendo voltada principalmente para a área turística, visto que receberemos milhares deles em nosso país.
Desde então, diversos são os manifestos Brasil afora, muitos com o título: “Copa pra quem?”. Para quem estamos preparando o país? Deveria ser para nós, mas é essa a principal questão.
Todo esse investimento para um evento privado é bem mais concentrado nas capitais onde haverá os jogos, dentre elas Fortaleza. Está sendo construída, reformada, maquiada, uma Fortaleza higiênica, cheia de emendas e reparos. Diante de uma situação de copa, para quem essa atual gestão está olhando? Fortaleza pra quem?
Dentro desse contexto, acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de junho, durante o citado evento, o I SABACU DA ARTE NO SISTEMA, com o tema “Fortaleza pra quem?”.
Artistas do bairro Pirambu, bairro diretamente afetado com a higienização social com suas remoções, estão na linha de frente da organização desse evento que acontece na cara e da coragem. Sem investimentos para realizar o I Sabacu, os artistas estão se juntando com outros grupos artísticos da cidade para contribuir com a programação do festival.
Serão três dias de oficinas, debates, conversas e, como não poderia deixar de ser, muita arte. Com toda a irreverência que só o cearense tem em seu jeito de expressar suas contrariedades, o I Sabacu da Arte no Sistema virá para dar uma chacoalhada na periferia do Pirambu, na cidade de Fortaleza e nos mandos e desmandos dessa atual gestão.
Viva ao teatro! Vamos dar Sabacu!


Confira a programação: clique aqui

0 comentários:

Postar um comentário