.

.

About

QUE CAIAM AS PORTAS DO CAMBURÃO

Posted by Nóis de Teatro On 13:30 No comments




Por Henrique Gonzaga




O mês de outubro começou com grandes avanços na produção do espetáculo Todo Camburão Tem Um Pouco De Navio Negreiro. Conseguimos fechar toda a parte de encenação, os figurinos estão sendo produzidos, os adereços já estão quase prontos, o programa do espetáculo sendo feito, as músicas estão sendo afinadas, isso tudo quer dizer: a estreia se aproxima.

O frio na barriga é inevitável, afinal foi muito tempo estudando, pesquisando, experimentando, lendo, debatendo, pensando, ensaiando etc. Mas o que me deixa mais ansioso é mostrar tudo que feito para o público, é ver a reação deles, como vão sentir tudo isso. Em todas as produções de textos sobre o processo de montagem do espetáculo, eu pontuei que as experiências relatadas na encenação são parte de todos que participaram da montagem, mas não posso deixar de lembrar que o público também vai se perceber muito durante a apresentação, afinal, as situações apontadas são corriqueiras no dia-a-dia da população brasileira, onde, principalmente, o racismo e a desigualdade, são muito fortes no nosso país.

Queremos gerar debate, queremos colocar em xeque o pensamento do outro, colocar em conflito a consciência negra de todos, gerar desconforto com a aceitação das pessoas e isso tudo foi pensado e feito para acontecesse da forma mais bela possível.

Agora não tem mais como voltar atrás, estamos inundados por essa energia que nos manda ir pra frente de luta, que faz nos tornar loucos, loucos que sabem muito bem o que querem. Vamos chegar dançando, cantando e fazendo o que sabemos fazer, que é arte!

Posso dizer que estou muito orgulhoso de tudo que foi feito, que tenho muito orgulho de todos que entraram nessa luta, de todos que, mesmos estando no “camburão”, cercado pela intolerância, preconceito, desigualdade, racismo e pela ganância, se reunirão para dar um chute na porta desse camburão e gritar:
LIVREEEEEEEEE!!!!!

0 comentários:

Postar um comentário